quarta-feira, 15 de junho de 2011

Design " in brazil"

Design no Brasil.

     Vivemos num paraíso de inspiração, mistura de raças, culturas diversas e uma constante sede de consumo, temos hoje muitos profissionais de design que são verdadeiros mestres ovacionados mundo afora, mas ainda pouco reconhecidos aqui, penso em diversas causas à essa ocorrência, uma delas é o descuidado uso ao verbete “design”, todo mundo é “design” de alguma coisa, de unhas à bolos de casamento, quase como uma mágica, tudo que vem acompanhado da palavra design parece mais importante e melhor, que não se leia a crítica com uma postura agressiva, mas devemos todos avançar sobre esse tema, só assim teremos algum entendimento sobre o que realmente é.
   
 Certa vez perguntei a um professor na faculdade : “quem consome design no Brasil?”, daí a discussão foi longe, pois ainda temos o hábito de consumir as coisas por osmose, se vou a uma concessionária automotiva, abro uma champagne quando encontro um vendedor que realmente conhece o produto que está vendendo, em termos de “design”, geralmente são malabaristas de números e sabem no máximo informar os opcionais em vantagem, e o consumidor apenas compra, um belo exemplo é que poucos proprietários de um fiat punto sequer conhece Giorgetto Giugiaro, infelizmente, pouco importando toda carga histórica que este designer agrega ao veículo.
    
 O mundo da customização caminha junto, e cada vez mais próximo ao design, é uma etapa fundamental a qualquer projeto, ter traçado suas definições, mesmo que seja a partir de um esboço conceitual, é um referencial, sem isso é sempre um risco muito grande tanto para o proprietário quanto a quem constrói, e um Designer não tem a intenção de decidir um projeto, é apenas equalizar as idéias e aspirações, com toda certeza agilizando e valorizando seu projeto.


Um comentário:

  1. Hi, I came across your site and wasn’t able to get an email address to contact you. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me back and we'll talk about it.

    Thanks!

    Joel Houston
    JHouston791@gmail.com

    ResponderExcluir